Parceria entre a Prefeitura de Paulínia e CPFL Paulista, beneficia Hospital Municipal de Paulínia (HMP), que passou a contar neste mês com um sistema próprio de geração de energia solar e automação da central de abastecimento de água gelada.
A implantação foi realizada por meio de uma parceria entre Prefeitura e a CPL Paulista, que investiu R$ 4,9 milhões.
O projeto incluiu a automação da central de abastecimento de água gelada, composta por quatro chillers e seis bombas que operam 24 horas por dia. O sistema passou a ser controlado por sensores e uma plataforma digital, aumentando a eficiência energética.
A usina solar fotovoltaica, instalada no telhado do HMP, tem potência de 873,2 kWp e já está em operação, contribuindo com a geração própria de energia limpa e reforçando o abastecimento da unidade.
Com a entrega do projeto, a economia anual estimada é de 2.430 MWh, o suficiente para abastecer cerca de 1.025 residências por mês. O impacto ambiental também é positivo: cerca de 132,4 toneladas de CO² deixarão de ser emitidas por ano, o equivalente ao plantio de 794 árvores.
A cerimônia de inauguração ocorreu na segunda-feira, 7, com a presença do prefeito, Danilo Barros, da primeira-dama, Tamires Barros, do vice-prefeito, Edilsinho, dos vereadores, secretários e servidores municipais e representantes da CPFL Paulista.
Fonte: PMP