
11 mil estudantes iniciaram o ano letivo na rede municipal de Educação da Prefeitura de Paulínia.
Em 2026, a principal novidade da Educação de Paulínia é a oferta de Ensino Integral para duas unidades escolares, além da ampliação da matriz curricular com as disciplinas de educação financeira, socioemocional, inglês e também a ampliação da carga horária da disciplina de matemática.
Outra novidade é o novo modelo de sala de informática itinerante, onde a tecnologia vai até o aluno, potencializando recursos e otimizando o tempo em sala de aula. Diversas unidades receberam novos mobiliários e playgrounds para os espaços de convivência e também novos materiais de itens pedagógicos.
Os uniformes e materiais escolares também já foram entregues em todas as escolas e cada unidade é responsável pela distribuição aos pais e responsáveis já nesta primeira semana.
Antes do início das aulas todas as escolas passaram por desinsetização e desratização para que o ano letivo seja mais seguro e sem nenhum risco para nossas crianças e colaboradores da Educação.
“Trabalhamos muito para que oferecer a comunidade escolar uma rede mais forte e acolhedora, visando elevar ainda mais o nível da educação paulinense”, destacou a secretária de Educação, Márcia Scarassati.
Saiba mais:
Escola Vitor Szczepanski
A manutenção da Escola Vitor Szczepanski segue em andamento para garantir uma estrutura ainda mais adequada e segura para alunos e professores.
As obras ainda não foram concluídas, portanto, os alunos da unidade continuarão sendo atendidos provisoriamente em espaço alternativo, até o final do mês.
Outras unidades também estão em manutenção predial e o objetivo da Secretaria de Educação é atender todos os 58 prédios que compõem a rede.
EMEFI Profª Simone
A EMEFI Profª Simone de Toledo Lima Martinez é a primeira escola municipal de ensino fundamental integral de em Paulínia que vai atender as crianças do 1º ao 5º ano em tempo integral, com entrada às 8h e saída às 17h.
A nova unidade é moderna, recebeu mobiliário novo e é toda climatizada. Sua matriz curricular já contempla as novas disciplinas previstas no programa pedagógico e os alunos foram selecionados por meio de critérios socioeconômicos e demográficos, considerando o assistencialismo e proteção às crianças em situação de vulnerabilidade social.
EM Rosa
EM Rosa terá ensino integral para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e ao longo dos próximos anos passará a ter todas as séries em período integral e com as novas disciplinas de educação financeira, socioemocional e inglês.