Hoje, 8 de outubro, é o Dia do Nordestino, criado por uma lei municipal, do estado de São Paulo. A data é uma homenagem ao poeta popular, compositor e cantor cearense Patativa do Assaré que morreu em 2002, aos 93 anos. Nascido Antônio Gonçalves da Silva, em 1909, foi mais tarde que o poeta adotou o nome Patativa, que compara a beleza de sua poesia ao canto da ave nordestina. Ouça também os detalhes do Projeto de Lei n° 2755, de 2022, que prevê a criação da data, por lei federal, em homenagem ao povo, à cultura nordestina e à diversidade folclórica típica da região. O projeto está na pauta da reunião da Comissão de Educação nesta terça-feira (8).
Entre os três vereadores mais bem votados da cidade de Paulínia, o vereador Messias Brito (Boi) que é nordestino se destacou em sua legislatura passada ao indicar propostas para fomentar a cultura nordestina na cidade.
Conhecido como Messias Boi, nasceu em Alagoinhas do Piauí (PI) no dia 16 de dezembro de 1974. Caçula dentre 8 irmãos, é filho do agricultor Camilo Francisco de Brito (falecido em 2014) e Maria Laudelina de Brito (falecida no ano de 2011), uma das primeiras professoras da cidade natal.
A primeira oportunidade de emprego na cidade foi na Bann Química Ltda., onde permanece até hoje. Após 26 anos de trabalho, tornou-se supervisor geral de vendas. Em 2016 e 2017, foi presidente do Clube Recreativo e Esportivo da empresa.
Concluiu seus estudos em Paulínia na Escola Supletivo. Formou-se bacharel em Química na Facp (Faculdade de Paulínia) e atualmente cursa Tecnólogo em Gestão Pública na Faculdade Estácio de Sá.
“Quero deixar um legado a essa cidade que me acolheu com tanto carinho. Sou o alagoinhense mais paulinense que existe”.
Messias se candidatou pela primeira vez ao cargo de vereador em 2020. Já na primeira tentativa, conquistou a vitória com 881 votos pelo Partido Liberal.
O vereador tem como inspiração política o ex-prefeito da cidade de Alagoinhas do Piauí, Salomão Caitano Carvalho (já falecido). Além dele, Messias mantém profunda admiração pelo amigo políticos Arinaldo Leal, ex-prefeito de Vila Nova do Piauí, o qual incentivou fielmente sua candidatura ao legislativo.