Close Menu
    • Início
    • Saúde
    • Emprego
    • Política
    • Sobre
    • Contato
    Facebook Instagram
    Paulínia ON
    • Início
    • Saúde
    • Emprego
    • Política
    • Sobre
    • Contato
    Paulínia ON
    Início » Lula diz que pedirá a Putin que participe de negociação com Zelensky
    Notícias

    Lula diz que pedirá a Putin que participe de negociação com Zelensky

    Presidente disse que ligará para o russo durante escala em Moscou
    Tiago NakaiTiago Nakai14 de maio de 202503 minutos de leitura2

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quarta-feira (13) que ligará para o líder da Rússia, Vladimir Putin, para encorajá-lo a sentar à mesa de negociações com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como forma de encontrarem uma solução para o fim da guerra entre os dois países.

    “Todos nós sabemos os motivos da guerra, não precisamos entrar em detalhes dos motivos da guerra. Eu estou preocupado é em encontrar o motivo da paz”, afirmou Lula durante entrevista à imprensa, em Pequim, onde o presidente brasileiro cumpriu visita oficial nos últimos dias.

    Lula esteve na semana passada em Moscou, onde já havia tratado do assunto.

    No último domingo (11), o presidente ucraniano se disse pronto para encontrar Putin em Istambul, na Turquia, país que também está mediando uma tentativa de acordo.

    Apesar da oferta de conversa feita pelos russos, e endossada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, até o momento não houve confirmação da participação pessoal de Vladimir Putin no encontro, sugerido pelo próprio Zelensky.

    “O meu ministro Mauro Vieira [Relações Exteriores] tinha recebido um telefonema do chanceler da Ucrânia dizendo que o Zelensky gostaria que eu pedisse para o Putin, para saber se o Putin estava disposto a fazer um acordo de paz, uma trégua de 30 dias. Tive a oportunidade de jantar ao lado do Putin e foi a primeira coisa que perguntei. E o Putin disse textualmente que ‘eu topo discutir isso a partir do acordo que estávamos fazendo em Istambul, em 2022’. Eu não conheço [os detalhes desse acordo]. Quando eu parar em Moscou [em escala de voo na volta ao Brasil], eu vou tentar falar com o Putin. Não me custa nada falar: ‘olha, companheiro Putin, vai até Istambul negociar, pô'”, disse Lula ao responder a pergunta de um jornalista.

    O presidente foi incisivo na defesa de uma “movimentação política” pela paz, que só será alcançada por meio de negociação verbal entre as partes.

    “Somente os dois [Rússia e Ucrânia] podem encontrar uma solução. E é com muito otimismo que ouvi a proposta do Putin, ouvi a aceitação da propsta do Putin pelo Zelensky. E que o presidente Xi Jinping e eu colocamos o resultado disso numa nota, parabenizando tanto a proposta do Putin quanto a aceitação do Zelensky, na possibilidade que juntem em Istambul e, ao invés de trocar tiro, trocar palavra”.

    Faixa de Gaza

    Durante a entrevista, Lula voltou a comentar sobre a situação dramática em Gaza, e pediu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha o mesmo empenho para acabar com o conflito na Palestina como está tendo para o fim da guerra na Ucrânia.

    “Com toda a divergência que eu possa ter com Trump e ele comigo, acho que a decisão dele sobre a guerra [na Ucrânia] foi importante. Você tinha o nosso amigo [Joe] Biden [ex-presidente dos EUA] falando em guerra todo dia, em destruir a Rússia todo dia. O Trump veio e falou que é preciso paz, fazer parar essa guerra. E eu espero que ele possa terminar o genocídio na Faixa de Gaza. Aquilo não é uma guerra, é um genocídio”, defendeu Lula.

    “Não é uma guerra entre dois exércitos [na Faixa de Gaza]. É uma guerra entre um Exército altamente sofisticado contra mulheres e crianças”, reforçou.

    Tiago Nakai

    Assuntos Relacionados

    Notícias

    STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

    30 de agosto de 2025
    Notícias

    CEMEP e ETEP 2026, abrirá processo seletivo à partir do dia 1º de setembro

    26 de agosto de 2025
    Notícias

    Jovens, mulheres e negros sofrem mais com violência, aponta Fiocruz

    25 de agosto de 2025
    Notícias

    Cerca de 400 jovens participaram, nesta quarta-feira, 20, da cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional, que aconteceu no Paço Municipal

    20 de agosto de 2025
    Notícias

    “Um novo olhar sobre o brincar”, IPA Brasil realiza oficina em comemoração ao Mês da Primeira Infância em Paulínia

    19 de agosto de 2025
    Notícias

    STJ mantém prisão do influenciador Hytalo Santos

    19 de agosto de 2025
    Últimas Notícias

    STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

    30 de agosto de 2025

    CEMEP e ETEP 2026, abrirá processo seletivo à partir do dia 1º de setembro

    26 de agosto de 2025

    Denúncias de pedofilia na internet pelo Disque 100 aumentam em agosto

    26 de agosto de 2025

    Jovens, mulheres e negros sofrem mais com violência, aponta Fiocruz

    25 de agosto de 2025

    QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O GOVERNO LULA?

    Facebook Instagram
    • Início
    • Política de Privacidade
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Contato
    © 2025

    Escreva o que deseja buscar e aperte Enter para realizar a busca.