Durante a abertura da Campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo a conscientização e o combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Paulínia deu mais um passo importante com políticas públicas voltadas às mulheres e à inclusão. Na ocasião, foi apresentada aos presentes, uma versão exclusiva e totalmente inédita neste formato, do aplicativo com o botão do pânico para mulheres surdas.
A novidade surgiu a partir de uma demanda da própria comunidade surda de Paulínia, que por meio da servidora Mirlene Maria da Silva Rosa, deficiente auditiva, apresentou a necessidade à Guarda Civil Municipal. Em virtude dessa iniciativa, o APP foi batizado com suas iniciais, MIR.
O aplicativo foi desenvolvido pelo Guarda Civil Municipal, Diogo Antônio Ferreira, que é também o autor de outros APPs de segurança na cidade, segundo ele a iniciativa só foi possível graças ao trabalho em conjunto de diversos setores da administração pública. “Eu só pude desenvolver esse APP porque tivemos a demanda da Mirlene, o apoio da secretaria de Segurança Pública e da Mulher, além de todos os demais servidores que se uniram neste projeto. Esperamos que ele possa salvar vidas e garantir a inclusão que todas as mulheres merecem”, afirmou.
Saiba mais
Além do APP MIR, Paulínia ainda oferece outros aplicativos de segurança pública com o Botão do Pânico, para mulheres com medidas protetivas, comércio e escolas.
ANA – Aplicativo específico para vítimas de violência doméstica com medidas protetivas expedidas pela justiça. O mecanismo, que simula um botão de pânico, possibilita que a vítima com apenas dois cliques consiga acionar a Guarda sem precisar dar informações, como em uma ligação convencional de acionamento da Polícia. O APP possui um botão para que a vítima chame a GMC de forma rápida e fornece automaticamente a sua localização, via GPS. O aplicativo é liberado mediante cadastro na sede da Guarda Civil onde é gerado uma chave para ativar o funcionamento no celular da solicitante.
Aplicativo Escola – Tem o objetivo de acionar a Guarda Civil rapidamente em caso de emergência, diminuindo o tempo de atendimento numa ocorrência. O aplicativo é liberado para as professoras do município e caso a professora tenha interesse, ela faz o cadastro na sede da Guarda Civil onde é gerado uma chave para ativar o aplicativo em seu celular. Numa emergência, a professora com apenas dois cliques consegue acionar a Guarda sem precisar dar informações como seria numa ligação convencional.
Aplicativo ‘Comércio + Seguro’ – Foi criado para que os comerciantes da cidade possam acionar a Guarda Civil rapidamente em caso de emergência, diminuindo o tempo de atendimento em uma ocorrência. O aplicativo possui dois botões e é muito simples de usar. O botão suspeito deve ser acionado em caso de o comerciante visualizar um indivíduo em atitude suspeita e o botão roubo ou furto deve ser acionado no caso do indivíduo ter praticado um crime no estabelecimento.